Imagine | Sobre nós
15284
page,page-id-15284,page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,ajax_fade,page_not_loaded,,columns-4,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive

Sobre nós

Nossa História

A interação das pessoas com o mundo é um campo de estudo e trabalho bastante fértil e com muito espaço para ser explorado. Isso ocorre por diversas razões. Quando as relações vão bem, não paramos pra pensar muito sobre elas, quando as relações vão mal nem sempre dispomos de habilidade ou conhecimento necessários para explicá-las, compreendê-las e/ou intervir nelas. Muitas vezes não entendemos porque alguém se comporta de determinada maneira ou porque nós mesmos nos comportamos de forma exagerada diante de uma situação específica. A Análise do Comportamento é uma ciência que lida com interações dos indivíduos e seu ambiente, social ou não.

 

As interações únicas com o mundo, pelas quais passamos ao longo de nosso tempo de vida, fazem com que intervenções comportamentais personalizadas tenham maiores chances de êxito na solução de questões idiossincráticas pessoais. A Imagine Tecnologia Comportamental acredita que o analista do comportamento é um profissional capaz de propor soluções em praticamente quaisquer contextos em que encontramos pessoas, desde lidar com desenvolvimento de programas de ensino adaptados a pessoas com desenvolvimento atípico a planejar intervenções culturais para redução de consumo energético em organizações de trabalho.

 

Vemos com entusiasmo a crescente onda de possibilidades de serviços de Análise do Comportamento Aplicada. Nesse sentido, criamos um espaço para incubar ideias e explorar as possibilidades do que podemos fazer com uma ciência do comportamento. Neste site buscaremos manter um contato constante com nossa comunidade e forneceremos um espaço para divulgar a produção científica e as novidades de nossa área.

 

Nos perguntamos sempre: “O que podemos fazer no mundo enquanto analistas do comportamento?” Acreditamos que a resposta dessa pergunta é ampla, e seguimos um raciocínio apontado por Anthony Biglan, segundo o qual ele vê que a ciência do comportamento provavelmente é nossa ciência mais importante. Acreditamos que podemos fazer muito para trazer soluções para problemas humanos, e que, por enquanto, nossa ciência ainda só tem apresentado a ponta do iceberg.

 

Acreditamos que a Imagine tem a proposta desafiadora de ser diferente, de oferecer um serviço diferenciado do que tem sido massivamente praticado para o grande público. Sempre ouvimos, aqui e ali, que tratamos as pessoas de maneira não humana, que tornamos as pessoas robôs, no entanto, sabemos que fazemos exatamente o oposto disso! Analistas do Comportamento podem ser extremamente calorosos, acolhedores e reforçadores. Podemos, de forma dinâmica e ativamente positiva, ajudar as pessoas a se relacionar melhor com o ambiente que as perpassa.

 

Queremos, com a Imagine, quebrar as barreiras dos serviços tradicionalmente ofertados na área. Queremos propor modelos tecnológicos simples mas que possam ter grande impacto na mudança de rotina das pessoas.

Missão

Ofertar serviços  e desenvolver produtos de excelência em Análise do Comportamento Aplicada transformando as relações dos nossos clientes com seu mundo.

Visão

Inovar constantemente na oferta de serviços e desenvolvimento de produtos analítico-comportamentais de modo a se tornar referência no campo na região Nordeste.

Valores

Difundir conhecimentos em Análise do Comportamento: acreditamos que a difusão de conhecimentos sobre a ciência do comportamento poderá resultar em benefícios para a vida das pessoas em diversas esferas.

Respeito e valorização das pessoas

As demandas levantadas por nossos clientes são prioridades e não devem ficar atrás dos nossos anseios individuais.

Responsabilidade social

Nossos serviços e produtos têm por finalidade tornar a vida social mais justa e respeitosa.

Inovação

Nenhuma prática é imutável e perfeita. Apenas nos avaliando e investindo em produção de conhecimento que poderemos nos manter sempre atualizados e na dianteira da oferta de serviços e produtos analítico-comportamentais.

Gestão democrática

O princípio de gestão democrática abre maior espaço para variabilidade de práticas executadas e, em consequência, permite a evolução constante de nossos serviços e produtos.

Conheça nossa equipe

p

Felipe Leite
CRP – 11/04264

Diretor de Pesquisa e Inovação

Sócio e Co-Fundador da Imagine
Graduado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR – 2006). Mestre (2009) e Doutor (2014) em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Realizou estágio pós-doutoral no Laboratório de Comportamento Social e Seleção Cultural da UFPA (2014). Atualmente é professor de Análise do Comportamento do curso de Psicologia da UNIFOR e editor-associado da Revista Perspectivas em Análise do Comportamento. Na Imagine atua no desenho da estrutura organizacional e prestando consultoria para desenvolvimento de projetos de intervenção, ofertas de novos serviços e desenvolvimento de produtos em Análise do Comportamento.

p

Lidiane Queiroz
CRP 11/09730

Diretora de Desenvolvimento Atípico

Sócia e Co-Fundadora da Imagine.
Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Belo Horizonte (PUC-MG – 2006). Mestra (2010) e Doutora (2015) em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Trabalha desde 2013 com o desenvolvimento de tecnologias educativas para crianças com autismo, trabalhando com Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo (ABA ao Autismo). Seu modelo de intervenção em ABA é focado prioritariamente em atuações no ambiente natural do indivíduo e desenvolvimento de programas de intervenção personalizados. Coordena o planejamento de modelos de intervenção da Imagine no campo e treina e gerencia a equipe de Acompanhantes Terapêuticos (ATs).

p

Odilon Duarte Neto
CRP – 11/10044

Psicólogo

Graduado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Possui um curso de formação em Análise do Comportamento também pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR – 2009). Trabalha com diversos públicos, CRP – 11/10044. Tem experiência com Analise do Comportamento Aplicada ao autismo (atuando como AT), clínica analítico-comportamental e reabilitação de dependentes químicos. Cocriador do Podcast AC.aráCAST (“acêarákést”), um projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC), que faz divulgação científica da Análise do Comportamento de uma forma divertida e fidedigna.

p

Laís Mororó Corrêa
CRP – 11/09864

Psicóloga Clínica e Acompanhante Terapêutica Analista do Comportamento

Psicóloga, graduada pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR – 2015). Realizou Capacitação em Acompanhamento Terapêutico em ABA ao Autismo (2015), ministrado pela Imagine Tecnologia Comportamental em parceria com Núcleo Tríplice. Possui formação em Psicoterapia Breve Focal, realizada pelo Espaço Multiprofissional TAO (2014). Atualmente exerce as funções de psicóloga clínica e acompanhante terapêutica na Imagine Tecnologia Comportamental. Atua também como psicóloga clínica na Fundação Ana Lima – Hapvida, em Maracanaú.

p

Luanna Karla Alves Limeira Martins
CRP – 17/2316

Psicóloga Análitico Comportamental

Psicóloga, graduada pela Universidade Potiguar, (UnP – RN – 2011). Pós graduanda em Psicologia da saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Pós graduanda em Avaliação psicológica pela UNI – RN, com formação em Análise do Comportamento aplicada ao autismo, trabalha desde 2007 com gestão de pessoas. Atualmente atua no desenvolvimento de tecnologias educativas para indivíduos com TEA (Transtorno do Espectro Autista), fazendo uso da Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo. Trabalha com modelo de intervenção ABA focado no ambiente natural do indivíduo desenvolvendo programas de intervenção personalizados. Coordena a equipe de Acompanhantes Terapêuticos (ATs) em Natal – RN.

p

Lindomario
CRP – 17/2316

Psicóloga, graduada pela Universidade Potiguar, (UnP – RN – 2011). Pós graduanda em Psicologia da saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Pós graduanda em Avaliação psicológica pela UNI – RN, com formação em Análise do Comportamento aplicada ao autismo, trabalha desde 2007 com gestão de pessoas. Atualmente atua no desenvolvimento de tecnologias educativas para indivíduos com TEA (Transtorno do Espectro Autista), fazendo uso da Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo. Trabalha com modelo de intervenção ABA focado no ambiente natural do indivíduo desenvolvendo programas de intervenção personalizados. Coordena a equipe de Acompanhantes Terapêuticos (ATs) em Natal – RN.

Serviços

Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao Autismo

Oferecemos serviços de intervenção em ABA para indivíduos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O trabalho parte de uma Avaliação Comportamental que levanta as demandas e traça os objetivos a serem alcançados na intervenção. Em seguida, é elaborado um Plano de Intervenção Personalizado (PIP), no qual descrevemos os pontos que devem ser trabalhados e objetivos de curto, médio e longo prazo a serem alcançados. Cada PIP volta-se para atender as demandas particulares do indivíduo, desse modo, sempre se elabora um plano novo e único para cada cliente.

A avaliação e elaboração do PIP são desenvolvidos por um analista do comportamento de nossa equipe, que também fica responsável por treinar o(s) AT(s) que irá(ão) diariamente à casa do indivíduo para aplicar os programas de ensino e registrar os dados de cada sessão. Periodicamente são realizadas reuniões de supervisão entre o analista do comportamento, o AT e a família de modo que se possa manter um acompanhamento constante da evolução do caso.

Semestralmente são realizadas novas avaliações comportamentais de modo a acompanhar o progresso do caso em relação ao desenvolvimento de repertórios comportamentais diversos.

Também oferecemos o Café com Amor, um grupo de apoio a cuidadores de indivíduos com TEA de modo a trabalhar dificuldades enfrentadas por eles e propiciar treinamentos para que os cuidadores atuem como multiplicadores da intervenção em ABA para além das horas de terapia programadas.

Por fim, prestamos serviços de Consultoria a empresas e escolas que necessitam de suporte para lidar com indivíduos com TEA e que desejam implementar ou fortalecer ações e uma cultura inclusive.

Consultoria para Desenvolvimento de Projetos

Prestamos serviços de consultoria para outros analistas do comportamento ou organizações de trabalho que visem desenvolver novos serviços, projetos de intervenção e desenvolvimento de produtos em Análise do Comportamento. O trabalho se inicia com um mapeamento da demanda do que se pretende desenvolver e trabalha-se com o cliente todo o passo-a-passo para que o projeto possa sair do papel. Desenvolvemos junto aos nossos clientes um direcionamento de que comportamento(s) busca-se afetar com o serviço ou produto; descrevemos precisamente tais comportamentos, realizamos o planejamento de que processos e procedimentos analítico-comportamentais deverão ser planejados, quando devem ser utilizados e quais os resultados esperados; mapeamos todas as competências e materiais necessários para desenvolver o projeto, podendo inclusive trabalhar na seleção de profissionais necessários para sua execução.

Caso o projeto seja voltado para a criação de uma organização de trabalho atuamos no desenvolvimento do sistema cultural da organização e na análise e descrição de cada função que precisa ser desempenhada para que se alcance os objetivos propostos.

Imagine Publicações

A Imagine está iniciando um selo para publicação de e-books relacionados a temas diversos em Análise do Comportamento. O foco de nossas publicações serão livros didáticos voltados para apresentar temas diversos envolvendo comportamento em linguagem simples e acessível; publicações que auxiliem instrumentalmente o trabalho aplicado de analistas do comportamento; e livros de divulgação científica em Análise do Comportamento. Nossa meta é contribuir para difundir o trabalho de jovens analistas do comportamento a um público mais amplo, sempre trabalhando no formato de livro eletrônico, permitindo um maior alcance de público com custo reduzido de acesso aos livros.

Terapia Analítico-Comportamental

Oferecemos serviços de atendimento clínico com base na Terapia Analítico-Comportamental. Individual e grupal para clientes de todas as faixas etárias, adulto e infantil.